SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28AGENDA DE INVESTIGACIÓN EN PROGRAMAS DE POSGRADO (STRICTO SENSU) EN EL TEMA EDUCACIÓN EN SALUD EN EL PERÍODO 2015-2019PRINCIPIOS DE LA PEDAGOGÍA FREIREIANA EN LA EXTENSIÓN UNIVERSITARIA EN GIMNASIA PARA TODOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

PEREIRA, Talita Vidal. Ensino remoto não é “ensino”?. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280017.  Epub 09-Feb-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280017.

As disputas pela significação de ensino em um cenário de pandemia que inviabilizou a realização presencial das atividades escolares mobilizaram a escrita deste texto que tem como objetivo provocar reflexões sobre o que está sendo entendido por “ensino” quando o “ensino remoto” é significado como algo “menor” do que o presencial. Aportes pós-estruturais sustentam o argumento de que essas disputas articulam concepções realistas de conhecimento e projetam uma ideia genérica e idealizada de totalidade e de igualdade, além de favorecerem a produção de esquemas normativos que organizam as formas de pensar a escolarização. Tentativas de controle sobre aquilo que pode ser ensinado/aprendido, gerando constrangimentos para que docentes e estudantes se percebam como alteridade e se realizem como presença. Sem a pretensão de oferecer soluções definitivas, são apresentadas reflexões que decorrem de interpretações sobre os processos de ensinar e aprender suscitadas pelos aportes pós-estruturais.

Palabras clave : currículo; pós-estruturalismo; vazio normativo; ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )