SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Agenda de pesquisa em programas de pós-graduação (stricto sensu) na temática Educação em Saúde no período 2015-2019Princípios da pedagogia freiriana na extensão universitária em Ginástica para Todos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

PEREIRA, Talita Vidal. Ensino remoto não é “ensino”?. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280017.  Epub 09-Fev-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280017.

As disputas pela significação de ensino em um cenário de pandemia que inviabilizou a realização presencial das atividades escolares mobilizaram a escrita deste texto que tem como objetivo provocar reflexões sobre o que está sendo entendido por “ensino” quando o “ensino remoto” é significado como algo “menor” do que o presencial. Aportes pós-estruturais sustentam o argumento de que essas disputas articulam concepções realistas de conhecimento e projetam uma ideia genérica e idealizada de totalidade e de igualdade, além de favorecerem a produção de esquemas normativos que organizam as formas de pensar a escolarização. Tentativas de controle sobre aquilo que pode ser ensinado/aprendido, gerando constrangimentos para que docentes e estudantes se percebam como alteridade e se realizem como presença. Sem a pretensão de oferecer soluções definitivas, são apresentadas reflexões que decorrem de interpretações sobre os processos de ensinar e aprender suscitadas pelos aportes pós-estruturais.

Palavras-chave : currículo; pós-estruturalismo; vazio normativo; ensino.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )