SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Freirean principles in the university extension in Gymnastics for AllEarly childhood education and covid-19 pandemic: actions of middle-level bureaucrats in the Baixada Fluminense author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

CORDEIRO, Francisco Antônio Vieira; FRIEDE, Roy Reis  and  MIRANDA, Maria Geralda de. Educação em direitos humanos na perspectiva de docentes da rede pública do Rio de Janeiro. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280019.  Epub Feb 07, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280019.

O objetivo deste trabalho foi verificar se os professores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro têm a preocupação de ensinar direitos humanos. Foi aplicado um questionário pela plataforma Google Forms, com questões objetivas e subjetivas, o qual foi respondido por professores que lecionam no ensino médio, no ensino fundamental (anos finais) e na educação de jovens e adultos, com o desígnio de identificar as práticas de educação em direitos humanos desenvolvidas por eles nos processos de ensino-aprendizagem. Pelos dados levantados na pesquisa de caráter exploratório, chegou-se à conclusão de que o professor da escola pública, apesar de todas as dificuldades que enfrenta, procura transmitir valores e atitudes de respeito aos direitos humanos e que, embora seus ensinamentos sejam frutos de sua própria experiência como professor e cidadão, há uma preocupação em formar caráter, além de apenas construir conhecimentos teóricos.

Keywords : educação em direitos humanos; transversalidade; escola pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )