SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28PRINCIPIOS DE LA PEDAGOGÍA FREIREIANA EN LA EXTENSIÓN UNIVERSITARIA EN GIMNASIA PARA TODOSEDUCACIÓN INFANTIL Y PANDEMIA COVID-19: ACCIONES DE BURÓCRATAS DE NIVEL MEDIO EN LA BAIXADA FLUMINENSE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

CORDEIRO, Francisco Antônio Vieira; FRIEDE, Roy Reis  y  MIRANDA, Maria Geralda de. Educação em direitos humanos na perspectiva de docentes da rede pública do Rio de Janeiro. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280019.  Epub 07-Feb-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280019.

O objetivo deste trabalho foi verificar se os professores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro têm a preocupação de ensinar direitos humanos. Foi aplicado um questionário pela plataforma Google Forms, com questões objetivas e subjetivas, o qual foi respondido por professores que lecionam no ensino médio, no ensino fundamental (anos finais) e na educação de jovens e adultos, com o desígnio de identificar as práticas de educação em direitos humanos desenvolvidas por eles nos processos de ensino-aprendizagem. Pelos dados levantados na pesquisa de caráter exploratório, chegou-se à conclusão de que o professor da escola pública, apesar de todas as dificuldades que enfrenta, procura transmitir valores e atitudes de respeito aos direitos humanos e que, embora seus ensinamentos sejam frutos de sua própria experiência como professor e cidadão, há uma preocupação em formar caráter, além de apenas construir conhecimentos teóricos.

Palabras clave : educação em direitos humanos; transversalidade; escola pública.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )