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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

CORDEIRO, Francisco Antônio Vieira; FRIEDE, Roy Reis  e  MIRANDA, Maria Geralda de. Educação em direitos humanos na perspectiva de docentes da rede pública do Rio de Janeiro. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280019.  Epub 07-Fev-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280019.

O objetivo deste trabalho foi verificar se os professores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro têm a preocupação de ensinar direitos humanos. Foi aplicado um questionário pela plataforma Google Forms, com questões objetivas e subjetivas, o qual foi respondido por professores que lecionam no ensino médio, no ensino fundamental (anos finais) e na educação de jovens e adultos, com o desígnio de identificar as práticas de educação em direitos humanos desenvolvidas por eles nos processos de ensino-aprendizagem. Pelos dados levantados na pesquisa de caráter exploratório, chegou-se à conclusão de que o professor da escola pública, apesar de todas as dificuldades que enfrenta, procura transmitir valores e atitudes de respeito aos direitos humanos e que, embora seus ensinamentos sejam frutos de sua própria experiência como professor e cidadão, há uma preocupação em formar caráter, além de apenas construir conhecimentos teóricos.

Palavras-chave : educação em direitos humanos; transversalidade; escola pública.

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