SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Early childhood education and covid-19 pandemic: actions of middle-level bureaucrats in the Baixada FluminenseTALES FOR INCLUSION AND CHANGING ATTITUDES TOWARDS DIVERSITY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

CARVALHO, Maria Andresiele Andrade  and  MOURA, Diego Luz. A entrada na carreira docente: uma revisão sistemática. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280022.  Epub Feb 08, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280022.

Este artigo tem como objetivo analisar a produção acadêmica sobre a entrada na carreira docente no período de 2000 a 2018. As bases de dados utilizadas para o levantamento foram a Scientific Electronic Library Online e a Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde. Trata-se de uma pesquisa de revisão sistemática, de caráter exploratório. Os resultados indicaram três aspectos fundamentais: a construção de ações de socialização e acompanhamento do professor iniciante; ações de formações inicial e continuada com maior aproximação entre a universidade e a escola, de modo que se dialogue com as demandas da escola; e criação de programas de formação de professores com inserção do desse futuro profissional no ambiente escolar. Concluímos que a área avançou em identificar as dificuldades e os desejos dos professores, mas pouco avançou em criar e analisar os efeitos de ações objetivas realizadas diretamente com os iniciantes.

Keywords : desenvolvimento profissional; professores iniciantes; choque de realidade; socialização; formação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )