SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28EDUCACIÓN INFANTIL Y PANDEMIA COVID-19: ACCIONES DE BURÓCRATAS DE NIVEL MEDIO EN LA BAIXADA FLUMINENSECuentos para la inclusión y el cambio de actitudes hacia la diversidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

CARVALHO, Maria Andresiele Andrade  y  MOURA, Diego Luz. A entrada na carreira docente: uma revisão sistemática. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280022.  Epub 08-Feb-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280022.

Este artigo tem como objetivo analisar a produção acadêmica sobre a entrada na carreira docente no período de 2000 a 2018. As bases de dados utilizadas para o levantamento foram a Scientific Electronic Library Online e a Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde. Trata-se de uma pesquisa de revisão sistemática, de caráter exploratório. Os resultados indicaram três aspectos fundamentais: a construção de ações de socialização e acompanhamento do professor iniciante; ações de formações inicial e continuada com maior aproximação entre a universidade e a escola, de modo que se dialogue com as demandas da escola; e criação de programas de formação de professores com inserção do desse futuro profissional no ambiente escolar. Concluímos que a área avançou em identificar as dificuldades e os desejos dos professores, mas pouco avançou em criar e analisar os efeitos de ações objetivas realizadas diretamente com os iniciantes.

Palabras clave : desenvolvimento profissional; professores iniciantes; choque de realidade; socialização; formação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )