SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Educação infantil e pandemia da covid-19: ações dos burocratas de médio escalão na Baixada FluminenseCONTOS PARA INCLUSÃO E MUDANÇA DE ATITUDES EM RELAÇÃO À DIVERSIDADE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

CARVALHO, Maria Andresiele Andrade  e  MOURA, Diego Luz. A entrada na carreira docente: uma revisão sistemática. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280022.  Epub 08-Fev-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280022.

Este artigo tem como objetivo analisar a produção acadêmica sobre a entrada na carreira docente no período de 2000 a 2018. As bases de dados utilizadas para o levantamento foram a Scientific Electronic Library Online e a Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde. Trata-se de uma pesquisa de revisão sistemática, de caráter exploratório. Os resultados indicaram três aspectos fundamentais: a construção de ações de socialização e acompanhamento do professor iniciante; ações de formações inicial e continuada com maior aproximação entre a universidade e a escola, de modo que se dialogue com as demandas da escola; e criação de programas de formação de professores com inserção do desse futuro profissional no ambiente escolar. Concluímos que a área avançou em identificar as dificuldades e os desejos dos professores, mas pouco avançou em criar e analisar os efeitos de ações objetivas realizadas diretamente com os iniciantes.

Palavras-chave : desenvolvimento profissional; professores iniciantes; choque de realidade; socialização; formação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )