SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28ENTERING THE TEACHING CAREER: A SYSTEMATIC REVIEWAffectivity in higher education: a case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

BELMONTE, Maria Luisa; FERNANDEZ, Noelia  and  MIRETE, Ana Belén. CONTOS PARA INCLUSÃO E MUDANÇA DE ATITUDES EM RELAÇÃO À DIVERSIDADE. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280027.  Epub Feb 14, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280027.

A realidade presente no horizonte educacional ainda é perpetrada por situações de não inclusão para alunos com diversidade funcional. O conto é apresentado como uma ferramenta psicoterapêutica muito adequada para trabalhar emoções. Através do conto, diferentes situações sociais são mais bem percebidas onde ainda existem barreiras e preconceitos em relação a diferentes grupos com deficiência. Este trabalho reflete sobre uma experiência com 52 alunos, com desenho quase experimental com grupo de pré-teste, pós-teste e controle, que baseia seu tratamento no uso de histórias. O instrumento VADA foi concluído antes do tratamento e após três meses. À luz dos resultados, pode-se concluir que, embora as atitudes em relação à diversidade não apresentem grandes preconceitos em tenra idade, o conto é um recurso ideal para sua melhoria. Nesse sentido, o desenho de projetos cujo eixo central são as histórias representa um passo à frente na construção de uma escola e sociedade mais inclusivas.

Keywords : conto; diversidade funcional; atitudes; inclusão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )