SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28EL INGRESO A LA CARRERA DOCENTE: UNA REVISIÓN SISTEMÁTICAAFECTIVIDAD EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR: UN ESTUDIO DE CASO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

BELMONTE, Maria Luisa; FERNANDEZ, Noelia  y  MIRETE, Ana Belén. CONTOS PARA INCLUSÃO E MUDANÇA DE ATITUDES EM RELAÇÃO À DIVERSIDADE. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280027.  Epub 14-Feb-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280027.

A realidade presente no horizonte educacional ainda é perpetrada por situações de não inclusão para alunos com diversidade funcional. O conto é apresentado como uma ferramenta psicoterapêutica muito adequada para trabalhar emoções. Através do conto, diferentes situações sociais são mais bem percebidas onde ainda existem barreiras e preconceitos em relação a diferentes grupos com deficiência. Este trabalho reflete sobre uma experiência com 52 alunos, com desenho quase experimental com grupo de pré-teste, pós-teste e controle, que baseia seu tratamento no uso de histórias. O instrumento VADA foi concluído antes do tratamento e após três meses. À luz dos resultados, pode-se concluir que, embora as atitudes em relação à diversidade não apresentem grandes preconceitos em tenra idade, o conto é um recurso ideal para sua melhoria. Nesse sentido, o desenho de projetos cujo eixo central são as histórias representa um passo à frente na construção de uma escola e sociedade mais inclusivas.

Palabras clave : conto; diversidade funcional; atitudes; inclusão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )