SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28TALES FOR INCLUSION AND CHANGING ATTITUDES TOWARDS DIVERSITYBEING A SUPERVISOR IN GRADUATE SCHOOL: REFLECTIONS ON NARRATIVE RESEARCH author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

BLANDO, Alessandra; GUDOLLE, Lucas Socoloski; MARCILIO, Fabiane Cristina Pereira  and  FRANCO, Sérgio Roberto Kieling. Afetividade na educação superior: um estudo de caso. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280039.  Epub Feb 19, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280039.

Este estudo teve como objetivo compreender como a afetividade pode influenciar a relação de um universitário com os estudos no ensino superior. Adotou-se como referencial teórico a Psicologia Genética, a partir de um estudo de caso e da análise de conteúdo dos registros escritos dos atendimentos de orientação à aprendizagem realizados com o aluno. Foram estabelecidas categorias de análises, criadas em decorrência das afirmações recorrentes e comuns do estudante. Os dados indicam que conflitos de ordem afetiva podem dificultar a relação do aluno com seus estudos, com os professores, com a instituição e com o estabelecimento de objetivos profissionais. Tal situação pode resultar em baixo desempenho acadêmico e sentimentos de desmotivação que influenciam o desejo de aprender. Concluiu-se que o elemento afetivo não pode ser negligenciado no ensino superior, sendo importante a criação de mecanismos institucionais e de formação docente para ajudar os estudantes a lidarem com conflitos.

Keywords : afetividade; aprendizagem; ensino superior; conflito psíquico; Psicologia Genética.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )