SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Cuentos para la inclusión y el cambio de actitudes hacia la diversidadSER ORIENTADOR EN EL POSGRADO: REFLEXIONES SOBRE LA INVESTIGACIÓN NARRATIVA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

BLANDO, Alessandra; GUDOLLE, Lucas Socoloski; MARCILIO, Fabiane Cristina Pereira  y  FRANCO, Sérgio Roberto Kieling. Afetividade na educação superior: um estudo de caso. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280039.  Epub 19-Feb-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280039.

Este estudo teve como objetivo compreender como a afetividade pode influenciar a relação de um universitário com os estudos no ensino superior. Adotou-se como referencial teórico a Psicologia Genética, a partir de um estudo de caso e da análise de conteúdo dos registros escritos dos atendimentos de orientação à aprendizagem realizados com o aluno. Foram estabelecidas categorias de análises, criadas em decorrência das afirmações recorrentes e comuns do estudante. Os dados indicam que conflitos de ordem afetiva podem dificultar a relação do aluno com seus estudos, com os professores, com a instituição e com o estabelecimento de objetivos profissionais. Tal situação pode resultar em baixo desempenho acadêmico e sentimentos de desmotivação que influenciam o desejo de aprender. Concluiu-se que o elemento afetivo não pode ser negligenciado no ensino superior, sendo importante a criação de mecanismos institucionais e de formação docente para ajudar os estudantes a lidarem com conflitos.

Palabras clave : afetividade; aprendizagem; ensino superior; conflito psíquico; Psicologia Genética.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )