SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Affectivity in higher education: a case studyFACTORS INFLUENCING UNIVERSITY FRESHMEN DROPOUT: A DATA-BASED STUDY FOR FEDERAL UNIVERSITY OF RECÔNCAVO DA BAHIA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

MELO, Alessandro de. Ser orientador na pós-graduação: reflexões sobre a pesquisa narrativa. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280028.  Epub Feb 15, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280028.

A partir de reflexões da perspectiva narrativa em pesquisa em educação, o artigo procura realizar um exercício teórico-prático sobre um percurso de dez anos como orientador na pós-graduação em Educação, focando a reflexão da prática de orientação nas pesquisas com sujeitos em suas práticas sociais e educacionais. O texto comporta duas estratégias de exposição: uma teórica sobre o paradigma narrativo e outra narrativa sobre as experiências de orientação. Ao fim, faz-se uma síntese desse percurso, com a qual se pretende auxiliar outros professores nas reflexões sobre essa prática importante na universidade.

Keywords : pesquisa narrativa em Educação; orientação na pós-graduação; autobiografia profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )