SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28AFECTIVIDAD EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR: UN ESTUDIO DE CASOFACTORES RELACIONADOS CON LA DESERCIÓN DE ESTUDIANTES NOVATOS EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR: UN ESTUDIO CON DATOS DE LA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

MELO, Alessandro de. Ser orientador na pós-graduação: reflexões sobre a pesquisa narrativa. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280028.  Epub 15-Feb-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280028.

A partir de reflexões da perspectiva narrativa em pesquisa em educação, o artigo procura realizar um exercício teórico-prático sobre um percurso de dez anos como orientador na pós-graduação em Educação, focando a reflexão da prática de orientação nas pesquisas com sujeitos em suas práticas sociais e educacionais. O texto comporta duas estratégias de exposição: uma teórica sobre o paradigma narrativo e outra narrativa sobre as experiências de orientação. Ao fim, faz-se uma síntese desse percurso, com a qual se pretende auxiliar outros professores nas reflexões sobre essa prática importante na universidade.

Palabras clave : pesquisa narrativa em Educação; orientação na pós-graduação; autobiografia profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )