SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Afetividade na educação superior: um estudo de casoFatores associados à evasão de calouros no ensino superior: um estudo com dados da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

MELO, Alessandro de. Ser orientador na pós-graduação: reflexões sobre a pesquisa narrativa. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280028.  Epub 15-Fev-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280028.

A partir de reflexões da perspectiva narrativa em pesquisa em educação, o artigo procura realizar um exercício teórico-prático sobre um percurso de dez anos como orientador na pós-graduação em Educação, focando a reflexão da prática de orientação nas pesquisas com sujeitos em suas práticas sociais e educacionais. O texto comporta duas estratégias de exposição: uma teórica sobre o paradigma narrativo e outra narrativa sobre as experiências de orientação. Ao fim, faz-se uma síntese desse percurso, com a qual se pretende auxiliar outros professores nas reflexões sobre essa prática importante na universidade.

Palavras-chave : pesquisa narrativa em Educação; orientação na pós-graduação; autobiografia profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )