SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28BEING A SUPERVISOR IN GRADUATE SCHOOL: REFLECTIONS ON NARRATIVE RESEARCHLesson Study methodology with elementary school teachers: inclusion of experimental and technological practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

LOPES, Ramon et al. Fatores associados à evasão de calouros no ensino superior: um estudo com dados da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280042.  Epub Feb 16, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280042.

A evasão no ensino superior tem sido objeto de estudo por resultar em desperdícios social, acadêmico e econômico. Neste trabalho, investigamos a evasão de calouros no contexto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia utilizando dados de 19.452 estudantes ingressantes pelo Sistema de Seleção Unificada entre os anos de 2010 e 2019, compreendendo 43 cursos de graduação. Temos como objetivo identificar possíveis associações entre a evasão e os seguintes fatores: sexo, idade de ingresso, admissão por sistema de cotas, cidade de origem e edição do Sistema de Seleção Unificada. Para esse fim, realizamos uma análise descritiva e ajustamos modelos de regressão logística, simples e múltipla, para cada um dos centros de ensino e para os dados agregados. Concluímos que cada centro de ensino apresenta um conjunto distinto de fatores associados à evasão, sendo necessária a adoção de políticas de combate focalizadas nas particularidades identificadas.

Keywords : ensino superior; evasão; fatores; regressão logística.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )