SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28SER ORIENTADOR EN EL POSGRADO: REFLEXIONES SOBRE LA INVESTIGACIÓN NARRATIVAMETODOLOGÍA DE ESTUDIOS DE CLASE CON DOCENTES EN LOS PRIMEROS AÑOS: INSERCIÓN DE PRÁCTICAS EXPERIMENTALES Y TECNOLÓGICAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

LOPES, Ramon et al. Fatores associados à evasão de calouros no ensino superior: um estudo com dados da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280042.  Epub 16-Feb-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280042.

A evasão no ensino superior tem sido objeto de estudo por resultar em desperdícios social, acadêmico e econômico. Neste trabalho, investigamos a evasão de calouros no contexto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia utilizando dados de 19.452 estudantes ingressantes pelo Sistema de Seleção Unificada entre os anos de 2010 e 2019, compreendendo 43 cursos de graduação. Temos como objetivo identificar possíveis associações entre a evasão e os seguintes fatores: sexo, idade de ingresso, admissão por sistema de cotas, cidade de origem e edição do Sistema de Seleção Unificada. Para esse fim, realizamos uma análise descritiva e ajustamos modelos de regressão logística, simples e múltipla, para cada um dos centros de ensino e para os dados agregados. Concluímos que cada centro de ensino apresenta um conjunto distinto de fatores associados à evasão, sendo necessária a adoção de políticas de combate focalizadas nas particularidades identificadas.

Palabras clave : ensino superior; evasão; fatores; regressão logística.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )