SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Ser orientador na pós-graduação: reflexões sobre a pesquisa narrativaMetodologia de Estudos de Aula com professoras dos anos iniciais: inserção de práticas experimentais e tecnológicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

LOPES, Ramon et al. Fatores associados à evasão de calouros no ensino superior: um estudo com dados da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280042.  Epub 16-Fev-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280042.

A evasão no ensino superior tem sido objeto de estudo por resultar em desperdícios social, acadêmico e econômico. Neste trabalho, investigamos a evasão de calouros no contexto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia utilizando dados de 19.452 estudantes ingressantes pelo Sistema de Seleção Unificada entre os anos de 2010 e 2019, compreendendo 43 cursos de graduação. Temos como objetivo identificar possíveis associações entre a evasão e os seguintes fatores: sexo, idade de ingresso, admissão por sistema de cotas, cidade de origem e edição do Sistema de Seleção Unificada. Para esse fim, realizamos uma análise descritiva e ajustamos modelos de regressão logística, simples e múltipla, para cada um dos centros de ensino e para os dados agregados. Concluímos que cada centro de ensino apresenta um conjunto distinto de fatores associados à evasão, sendo necessária a adoção de políticas de combate focalizadas nas particularidades identificadas.

Palavras-chave : ensino superior; evasão; fatores; regressão logística.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )