SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28FACTORS INFLUENCING UNIVERSITY FRESHMEN DROPOUT: A DATA-BASED STUDY FOR FEDERAL UNIVERSITY OF RECÔNCAVO DA BAHIABRAZILIAN COLLEGE STUDENTS’ SOCIAL REPRESENTATION OF CLIMATE CHANGE: AN EXPLORATORY-DESCRIPTIVE STUDY WITHIN AN INTERNATIONAL RESEARCH author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

MULLER, Ana Paula Krein  and  QUARTIERI, Marli Teresinha. Metodologia de Estudos de Aula com professoras dos anos iniciais: inserção de práticas experimentais e tecnológicas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280044.  Epub Feb 19, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280044.

Este artigo apresenta reflexões de professoras da pré-escola e dos anos iniciais. O objetivo foi investigar potencialidades da metodologia de Estudos de Aula no desenvolvimento profissional. A intervenção ocorreu durante os encontros de formação, utilizando-se a metodologia para aprimorar as práticas pedagógicas e inserir recursos tecnológicos e experimentais. Foram desenvolvidos quatro ciclos, que envolveram planejamento; aplicação e observação; avaliação e replanejamento; e avaliação final das atividades. Para coleta de dados, utilizaram-se as gravações dos encontros e o diário de campo de uma das pesquisadoras. Destaca-se que as professoras avaliaram a metodologia como produtiva para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas. A pesquisa evidenciou que a formação auxilia nas defasagens conceituais de docentes, sendo promissora para o seu desenvolvimento profissional, pois instiga posturas investigativas e colaborativas e incentiva a reflexão e a pesquisa em aula e a aprendizagem dos alunos.

Keywords : Estudos de Aula; pré-escola e anos iniciais; recursos tecnológicos; atividades experimentais.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )