SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28FACTORES RELACIONADOS CON LA DESERCIÓN DE ESTUDIANTES NOVATOS EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR: UN ESTUDIO CON DATOS DE LA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIALa representación social del cambio climático en estudiantes universitarios brasileños: un estudio exploratorio-descriptivo en el marco de una investigación internacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

MULLER, Ana Paula Krein  y  QUARTIERI, Marli Teresinha. Metodologia de Estudos de Aula com professoras dos anos iniciais: inserção de práticas experimentais e tecnológicas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280044.  Epub 19-Feb-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280044.

Este artigo apresenta reflexões de professoras da pré-escola e dos anos iniciais. O objetivo foi investigar potencialidades da metodologia de Estudos de Aula no desenvolvimento profissional. A intervenção ocorreu durante os encontros de formação, utilizando-se a metodologia para aprimorar as práticas pedagógicas e inserir recursos tecnológicos e experimentais. Foram desenvolvidos quatro ciclos, que envolveram planejamento; aplicação e observação; avaliação e replanejamento; e avaliação final das atividades. Para coleta de dados, utilizaram-se as gravações dos encontros e o diário de campo de uma das pesquisadoras. Destaca-se que as professoras avaliaram a metodologia como produtiva para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas. A pesquisa evidenciou que a formação auxilia nas defasagens conceituais de docentes, sendo promissora para o seu desenvolvimento profissional, pois instiga posturas investigativas e colaborativas e incentiva a reflexão e a pesquisa em aula e a aprendizagem dos alunos.

Palabras clave : Estudos de Aula; pré-escola e anos iniciais; recursos tecnológicos; atividades experimentais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )