SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28METODOLOGÍA DE ESTUDIOS DE CLASE CON DOCENTES EN LOS PRIMEROS AÑOS: INSERCIÓN DE PRÁCTICAS EXPERIMENTALES Y TECNOLÓGICASMODELADO MATEMÁTICO, PROFESOR MEDIADOR-TUTOR Y CONSTRUCTIVISMO: ENTRELAZAMIENTOS DISCURSIVOS EN LA CONSTITUCIÓN DE LA FIGURA DOCENTE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

VINUESA, Antonio García; CAMPOS, Marília Andrade Torales  y  CARTEA, Pablo Ángel Meira. A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MUDANÇA CLIMÁTICA PELOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO-DESCRITIVO NO MARCO DE UMA PESQUISA INTERNACIONAL. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280041.  Epub 15-Feb-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280041.

Este estudo de caráter exploratório-descritivo trata de compreender os conhecimentos sobre mudança climática que os estudantes universitários brasileiros possuem e a forma como esses conhecimentos influem em outros elementos da sua representação social relacionados com as crenças e as percepções sobre o tema. Neste estudo, realizado no contexto de uma pesquisa internacional em que estão envolvidos pesquisadores espanhóis, portugueses, mexicanos e brasileiros, a Educação Ambiental é considerada como elemento substancial para a abordagem de temáticas ambientais em todos os níveis de ensino. Para a coleta de dados, foi utilizada uma metodologia quantitativa, com o uso de um questionário com questões fechadas. Participaram desta pesquisa 434 estudantes de oito cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná, no Brasil. Os resultados apontam que os estudantes possuem um nível médio-alto de conhecimentos, mas os dados não permitem estabelecer uma relação direta entre o nível de conhecimentos e as valorações sobre outros elementos da representação de mudança climática.

Palabras clave : estudantes; universidade; educação ambiental; mudança climática; alfabetização climática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )