SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28La representación social del cambio climático en estudiantes universitarios brasileños: un estudio exploratorio-descriptivo en el marco de una investigación internacionalPOLÍTICAS PÚBLICAS EDUCATIVAS Y EL MALESTAR DOCENTE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

CAMBI, Betina  y  CALDEIRA, Ademir Donizeti. Modelagem matemática, professor mediador-orientador e construtivismo: entrelaçamentos discursivos na constituição da figura docente. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280025.  Epub 14-Mar-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280025.

O objetivo deste artigo é discutir sobre algumas condições que possibilitaram a emergência do enunciado “o professor, ao desenvolver atividades de Modelagem, deixa de ser transmissor e passa a ser um mediador-orientador no processo de ensino” no campo da Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática. Utilizamos, como base teórico-metodológica, os conceitos de discurso, de enunciação e de enunciado advindos do pensamento de Michel Foucault. O material analítico do qual emergiu o enunciado citado abrange teses e dissertações defendidas no período de 1987 a 2016, as quais relatam, descrevem ou problematizam o desenvolvimento de atividades de Modelagem em sala de aula na educação básica. As análises evidenciaram que o discurso construtivista se consistiu não apenas em campo de possibilidade para a emergência do enunciado professor-mediador, mas também na cristalização dessa representação docente como uma verdade pedagógica no campo da Modelagem Matemática.

Palabras clave : modelagem matemática; ensino de matemática; professor mediador-orientador; construtivismo; discurso; enunciado.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )