SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Modelagem matemática, professor mediador-orientador e construtivismo: entrelaçamentos discursivos na constituição da figura docenteFATORES ASSOCIADOS AO DESEMPENHO ENTRE ALUNOS DE BAIXO STATUS SOCIOCULTURAL NO BRASIL, NO CHILE E NA ARGENTINA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

ABREU, Roberta Melo de Andrade; CRUZ, Lorames Bispo dos Santos  e  SOARES, Emanoel Lima Silva. Políticas públicas em educação e o mal-estar docente. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280023.  Epub 14-Mar-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280023.

Esta pesquisa objetivou compreender como a internacionalização das políticas públicas educacionais agravaram o mal-estar vivido pelos docentes do ensino básico e quais os tipos de reflexão que fazem diante dessa realidade. A metodologia de pesquisa teve como base a abordagem qualitativa, a partir da pesquisa-formação e de acordo com a proposta de ateliês lúdicos formativos. A análise dos dados produzidos foi realizada na perspectiva fenomenológica. Como resultado, evidenciou-se que o mal-estar narrado pelos docentes é potencializado por meio de políticas públicas educacionais, a partir do estabelecimento do estado de impotência, em decorrência de uma lógica violenta na qual o lucro se sobrepõe. Constatou-se ainda o crescente movimento de desprofissionalização imposto por uma perspectiva de educação como produto de mercado que tem levado a proletarização, precarização e desvalorização do trabalho docente e descaracterização da escola.

Palavras-chave : mal-estar docente; políticas públicas educacionais; internacionalização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )