SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Políticas públicas em educação e o mal-estar docentePOLÍTICA DE GRATUIDADE EM EDUCAÇÃO SUPERIOR EM CHILE E GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO: TENSÕES E DESAFIOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

MIGUEZ, Daniel Pedro. FATORES ASSOCIADOS AO DESEMPENHO ENTRE ALUNOS DE BAIXO STATUS SOCIOCULTURAL NO BRASIL, NO CHILE E NA ARGENTINA. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280020.  Epub 14-Mar-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280020.

Este artigo analisa as condições associadas às diferenças no desempenho acadêmico de alunos de baixo nível sociocultural. Os níveis de desempenho são estabelecidos a partir dos resultados na área de leitura dos testes do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes de 2018. As diferentes variáveis sobre a experiência educacional dos alunos são utilizadas para analisar as condições que estão ligadas às variações no desempenho dentro de um mesmo estrato social. A metodologia utilizada foi os “modelos lineares univariados”. Estes mostraram que alguns fatores estão associados de forma muito recorrente ao desempenho, embora a magnitude da associação e a forma como se combinam variam de um país a outro.

Palavras-chave : desempenho; status sociocultural; comparação; Cone Sul.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )