SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28FACTORS ASSOCIATED TO THE ACADEMIC PERFORMANCE OF STUDENTS WITH LOW SOCIOCULTURAL STATUS IN BRAZIL, CHILE, AND ARGENTINAINDIGENOUS PRESENCE AT THE UNIVERSITY AS RESUMPTION OF TERRITORY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

LLONA, María Angélica Rodríguez; BONVALLET, Verónica Verdugo  and  ROJAS, Milton Vidal. POLÍTICA DE GRATUIDADE EM EDUCAÇÃO SUPERIOR EM CHILE E GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO: TENSÕES E DESAFIOS. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280059.  Epub Mar 14, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280061.

Neste trabalho, são divulgados os resultados de uma pesquisa com estudantes universitários das Ciências Sociais e Educação das Universidades Católica Silva Henríquez e Academia Humanismo Cristiano, cujo foco é a política de gratuidade na educação superior chilena e sua eficácia para garantir o direito a educação dos jovens vulneráveis. A análise se localiza no marco das profundas mudanças experimentadas pela educação superior a partir da privatização e o aumento extraordinário do sistema em épocas da ditadura militar e das crescentes demandas do movimento estudantil por um modelo universalista fundado em direitos. A pesquisa se propôs a contribuir em aprofundar a interação entre as condições de vulnerabilidade dos/as estudantes e a execução dessa política pública, questionando sua aplicação na universidade. As conclusões são perturbadoras na medida em que mostram delicadas inadequações/insuficiências e omissões nos resultados parciais alcançados pela política da gratuidade.

Keywords : educação superior; gratuidade; jovens vulneráveis; direito a educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )