SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28FATORES ASSOCIADOS AO DESEMPENHO ENTRE ALUNOS DE BAIXO STATUS SOCIOCULTURAL NO BRASIL, NO CHILE E NA ARGENTINAPresença indígena na universidade como retomada de território índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

LLONA, María Angélica Rodríguez; BONVALLET, Verónica Verdugo  e  ROJAS, Milton Vidal. POLÍTICA DE GRATUIDADE EM EDUCAÇÃO SUPERIOR EM CHILE E GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO: TENSÕES E DESAFIOS. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280059.  Epub 14-Mar-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280061.

Neste trabalho, são divulgados os resultados de uma pesquisa com estudantes universitários das Ciências Sociais e Educação das Universidades Católica Silva Henríquez e Academia Humanismo Cristiano, cujo foco é a política de gratuidade na educação superior chilena e sua eficácia para garantir o direito a educação dos jovens vulneráveis. A análise se localiza no marco das profundas mudanças experimentadas pela educação superior a partir da privatização e o aumento extraordinário do sistema em épocas da ditadura militar e das crescentes demandas do movimento estudantil por um modelo universalista fundado em direitos. A pesquisa se propôs a contribuir em aprofundar a interação entre as condições de vulnerabilidade dos/as estudantes e a execução dessa política pública, questionando sua aplicação na universidade. As conclusões são perturbadoras na medida em que mostram delicadas inadequações/insuficiências e omissões nos resultados parciais alcançados pela política da gratuidade.

Palavras-chave : educação superior; gratuidade; jovens vulneráveis; direito a educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )