SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28GRATUITY POLICY IN HIGHER EDUCATION IN CHILE AND GUARANTEE OF THE RIGHT TO EDUCATION: TENSIONS AND CHALLENGESWHAT CAN NON-SCHOOL EDUCATION IN THE PERIPHERY TEACH FOR SCHOOL? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

AYRES, Ariadne Dall’acqua; BRANDO, Fernanda da Rocha  and  AYRES, Olavo Martins. Presença indígena na universidade como retomada de território. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280060.  Epub Mar 14, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280060.

Os direitos educacionais indígenas são recentes e o estado do Paraná vem ampliando o acesso ao ensino superior para esses povos. Este estudo visa debater a percepção desses estudantes acerca de sua presença e das relações interpessoais e epistemológicas em universidades. Para tanto, é feito um recorte das trajetórias dos acadêmicos Kaingang entrevistados, permeando esses dados com documentos oficiais e bibliográficos. Analisando-os de acordo com a história oral, evidenciou-se a crescente ocupação acadêmica no estado, ressaltando que os estudantes Kaingang são mais numerosos nesse ambiente do que outras etnias. Concernente às motivações e perspectivas quanto à formação, os resultados destacaram o compromisso com a coletividade dos povos indígenas quanto ao ingresso na universidade e às iniciativas práticas para contribuir com as aldeias. Os Kaingang têm promovido a interpolação do conhecimento tradicional no ensino superior, rompendo com as raízes coloniais do conhecimento científico europeu.

Keywords : educação superior indígena; vestibular dos povos indígenas do Paraná; interculturalidade; Kaingang.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )