SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28POLÍTICA DE GRATUIDADE EM EDUCAÇÃO SUPERIOR EM CHILE E GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO: TENSÕES E DESAFIOSA educação não escolar na periferia pode ensinar algo para a escola? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

AYRES, Ariadne Dall’acqua; BRANDO, Fernanda da Rocha  e  AYRES, Olavo Martins. Presença indígena na universidade como retomada de território. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280060.  Epub 14-Mar-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280060.

Os direitos educacionais indígenas são recentes e o estado do Paraná vem ampliando o acesso ao ensino superior para esses povos. Este estudo visa debater a percepção desses estudantes acerca de sua presença e das relações interpessoais e epistemológicas em universidades. Para tanto, é feito um recorte das trajetórias dos acadêmicos Kaingang entrevistados, permeando esses dados com documentos oficiais e bibliográficos. Analisando-os de acordo com a história oral, evidenciou-se a crescente ocupação acadêmica no estado, ressaltando que os estudantes Kaingang são mais numerosos nesse ambiente do que outras etnias. Concernente às motivações e perspectivas quanto à formação, os resultados destacaram o compromisso com a coletividade dos povos indígenas quanto ao ingresso na universidade e às iniciativas práticas para contribuir com as aldeias. Os Kaingang têm promovido a interpolação do conhecimento tradicional no ensino superior, rompendo com as raízes coloniais do conhecimento científico europeu.

Palavras-chave : educação superior indígena; vestibular dos povos indígenas do Paraná; interculturalidade; Kaingang.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )