SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28INDIGENOUS PRESENCE AT THE UNIVERSITY AS RESUMPTION OF TERRITORYCURRICULUM REFORM AS A MILIEU: TEMPORALITIES, SPATIALITIES AND AFFECTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

FREITAS, Nilson Almino de  and  MARQUES, Francisco Renan Dias. A educação não escolar na periferia pode ensinar algo para a escola?. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280061.  Epub Mar 14, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280059.

O artigo é um ensaio teórico que surge a partir de um experimento de pesquisa compartilhado entre o Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas e o Movimento Social FOME. Discute práticas de educação não formais promovidas por esse movimento, que atua em bairros periféricos de Sobral, cidade localizada ao norte do estado brasileiro do Ceará. O propósito é mostrar que essas práticas não formais de educação em bairros associados à violência e a pobreza podem ser vistas como formas de construção de resistências. A resistência das “quebradas” é pela construção de uma humanidade no sentido pleno do conceito. Essas práticas educacionais não formais também vão servir de parâmetro para repensarmos as práticas escolares em determinadas questões, com especial destaque para práticas de democracia direta, autogestão, corresponsabilidade, liberdade criativa, valorização do lugar geográfico e lugar de fala, assim como a defesa da humanidade plena.

Keywords : educação não formal; humanidade plena; educação; pedagogia da invenção da realidade cotidiana.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )