SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Presença indígena na universidade como retomada de territórioREFORMA CURRICULAR COMO MILIEU: TEMPORALIDADES, ESPACIALIDADES E AFEIÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

FREITAS, Nilson Almino de  e  MARQUES, Francisco Renan Dias. A educação não escolar na periferia pode ensinar algo para a escola?. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280061.  Epub 14-Mar-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280059.

O artigo é um ensaio teórico que surge a partir de um experimento de pesquisa compartilhado entre o Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas e o Movimento Social FOME. Discute práticas de educação não formais promovidas por esse movimento, que atua em bairros periféricos de Sobral, cidade localizada ao norte do estado brasileiro do Ceará. O propósito é mostrar que essas práticas não formais de educação em bairros associados à violência e a pobreza podem ser vistas como formas de construção de resistências. A resistência das “quebradas” é pela construção de uma humanidade no sentido pleno do conceito. Essas práticas educacionais não formais também vão servir de parâmetro para repensarmos as práticas escolares em determinadas questões, com especial destaque para práticas de democracia direta, autogestão, corresponsabilidade, liberdade criativa, valorização do lugar geográfico e lugar de fala, assim como a defesa da humanidade plena.

Palavras-chave : educação não formal; humanidade plena; educação; pedagogia da invenção da realidade cotidiana.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )