SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28WHAT CAN NON-SCHOOL EDUCATION IN THE PERIPHERY TEACH FOR SCHOOL?SCIENCE, LITERATURE AND EDUCATION: THE UTOPIA MORENA IN DARCY RIBEIRO’S SOCIAL THOUGHT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

GRINBERG, Silvia  and  VILLAGRAN, Carla Andrea. REFORMA CURRICULAR COMO MILIEU: TEMPORALIDADES, ESPACIALIDADES E AFEIÇÃO. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280036.  Epub May 03, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280036.

Neste artigo, através da noção de milieu, propomos uma análise dos processos de reforma curricular. Nesse sentido, entendemos que as reformas envolvem um conjunto de práticas que se tornam campo, objeto e suporte para a conformação de um ambiente de intervenção. Em outras palavras, a atuação de reformas curriculares do ponto de vista da vida escolar cotidiana atua na produção desse milieu, que, como campo de materialidades, é efeito e afeto do poder, das forças que atuam sobre outras forças. Assim, problematizamos, através de uma investigação realizada no cotidiano escolar, a reforma curricular como prática, propondo que o conjunto de políticas faz a configuração de um campo de múltiplas intervenções; isto é, um meio determinado e que determina as características de sua recepção e atuação.

Keywords : milieu; reforma; curriculum; tempo-espaço.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )