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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

GRINBERG, Silvia  e  VILLAGRAN, Carla Andrea. REFORMA CURRICULAR COMO MILIEU: TEMPORALIDADES, ESPACIALIDADES E AFEIÇÃO. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280036.  Epub 03-Maio-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280036.

Neste artigo, através da noção de milieu, propomos uma análise dos processos de reforma curricular. Nesse sentido, entendemos que as reformas envolvem um conjunto de práticas que se tornam campo, objeto e suporte para a conformação de um ambiente de intervenção. Em outras palavras, a atuação de reformas curriculares do ponto de vista da vida escolar cotidiana atua na produção desse milieu, que, como campo de materialidades, é efeito e afeto do poder, das forças que atuam sobre outras forças. Assim, problematizamos, através de uma investigação realizada no cotidiano escolar, a reforma curricular como prática, propondo que o conjunto de políticas faz a configuração de um campo de múltiplas intervenções; isto é, um meio determinado e que determina as características de sua recepção e atuação.

Palavras-chave : milieu; reforma; curriculum; tempo-espaço.

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