SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28CURRICULUM REFORM AS A MILIEU: TEMPORALITIES, SPATIALITIES AND AFFECTSEVIDENCE-BASED LITERACY: THE DEFENSE OF SCIENTIFICITY AS CONVENIENT FOR NATURALIZING THE INCONVENIENT? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

SANTOS, Lincoln de Araújo. Ciência, Literatura e Educação: a utopia morena no pensamento social de Darcy Ribeiro. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280038.  Epub May 03, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280038.

Este artigo discute a atuação de Darcy Ribeiro, debatendo esferas de sua produção como antropólogo-cientista social, escritor-ensaísta e operador do Estado e como um dos idealizadores dos Centros Integrados de Educação Pública. Analisando O Mulo e O Povo Brasileiro, a intenção é refletir sobre seu projeto político-civilizatório, suas concepções sobre o Brasil e a pluralidade de suas matrizes étnicas — esses “povos germinais”. O enredo das sociabilidades a partir do domínio dos donos de terras e suas relações cotidianas com negros, caboclos e caipiras demonstra as formas que retratam as identidades que concebem uma compreensão sobre o Brasil. Teorias sobre a formação dos povos latino-americanos e, em especial, os brasileiros encontram ressonância no projeto dos Centros Integrados de Educação Pública, em que os ninguéns são os protagonistas mediante a educação formal e cultural. Seu centenário em 2022 impõe debater um projeto nacional de desenvolvimento social e os fundamentos da escola pública universalizada, democrática de qualidade.

Keywords : pensamento social brasileiro; gestão e planejamento educacional; literatura e educação; CIEP; Darcy Ribeiro.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )