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Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

SANTOS, Lincoln de Araújo. Ciência, Literatura e Educação: a utopia morena no pensamento social de Darcy Ribeiro. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280038.  Epub 03-Mayo-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280038.

Este artigo discute a atuação de Darcy Ribeiro, debatendo esferas de sua produção como antropólogo-cientista social, escritor-ensaísta e operador do Estado e como um dos idealizadores dos Centros Integrados de Educação Pública. Analisando O Mulo e O Povo Brasileiro, a intenção é refletir sobre seu projeto político-civilizatório, suas concepções sobre o Brasil e a pluralidade de suas matrizes étnicas — esses “povos germinais”. O enredo das sociabilidades a partir do domínio dos donos de terras e suas relações cotidianas com negros, caboclos e caipiras demonstra as formas que retratam as identidades que concebem uma compreensão sobre o Brasil. Teorias sobre a formação dos povos latino-americanos e, em especial, os brasileiros encontram ressonância no projeto dos Centros Integrados de Educação Pública, em que os ninguéns são os protagonistas mediante a educação formal e cultural. Seu centenário em 2022 impõe debater um projeto nacional de desenvolvimento social e os fundamentos da escola pública universalizada, democrática de qualidade.

Palabras clave : pensamento social brasileiro; gestão e planejamento educacional; literatura e educação; CIEP; Darcy Ribeiro.

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