SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28EVIDENCE-BASED LITERACY: THE DEFENSE OF SCIENTIFICITY AS CONVENIENT FOR NATURALIZING THE INCONVENIENT?Education for power or the art of good meetings three or four ideas about Espinosa and education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

ALMEIDA, William Xavier de  and  RICHIT, Adriana. Conhecimento dos contextos profissionais no desenvolvimento de formadores de futuros professores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280030.  Epub May 03, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280030.

O artigo aborda os conhecimentos profissionais desenvolvidos por formadores de futuros professores a partir de ações formativas promovidas pela instituição em que atuam. O estudo, de natureza qualitativa-interpretativa, apoia-se na perspectiva dos conhecimentos profissionais de Lee Shulman e envolveu a análise de documentos oficiais e institucionais relativos às políticas e ações de formação de formadores de professores, a aplicação de questionário aos docentes da área de Ciências Humanas e a condução de entrevista com quatro professores dentre aqueles que responderam ao questionário. Os participantes da pesquisa são docentes de cursos de licenciatura da área de Ciências Humanas de uma universidade pública federal do Sul do Brasil. Como resultados, o estudo aponta que a participação dos professores em diferentes ações formativas propiciou o desenvolvimento de conhecimentos sobre múltiplos aspectos relativos ao conhecimento dos contextos profissionais da docência no ensino superior, com destaque para os contextos dos alunos, do corpo docente, institucional e social regional.

Keywords : conhecimento profissional; desenvolvimento profissional; docência na universidade; formação de formadores de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )