SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28ALFABETIZACIÓN BASADA EN LA EVIDENCIA: ¿LA DEFENSA DE LA CIENTIFICIDAD COMO CONVENIENTE PARA NATURALIZAR LO INCONVENIENTE?EDUCACIÓN PARA LA POTENCIA O EL ARTE DE LOS BUENOS ENCUENTROS: TRES O CUATRO IDEAS SOBRE ESPINOSA Y LA EDUCACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

ALMEIDA, William Xavier de  y  RICHIT, Adriana. Conhecimento dos contextos profissionais no desenvolvimento de formadores de futuros professores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280030.  Epub 03-Mayo-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280030.

O artigo aborda os conhecimentos profissionais desenvolvidos por formadores de futuros professores a partir de ações formativas promovidas pela instituição em que atuam. O estudo, de natureza qualitativa-interpretativa, apoia-se na perspectiva dos conhecimentos profissionais de Lee Shulman e envolveu a análise de documentos oficiais e institucionais relativos às políticas e ações de formação de formadores de professores, a aplicação de questionário aos docentes da área de Ciências Humanas e a condução de entrevista com quatro professores dentre aqueles que responderam ao questionário. Os participantes da pesquisa são docentes de cursos de licenciatura da área de Ciências Humanas de uma universidade pública federal do Sul do Brasil. Como resultados, o estudo aponta que a participação dos professores em diferentes ações formativas propiciou o desenvolvimento de conhecimentos sobre múltiplos aspectos relativos ao conhecimento dos contextos profissionais da docência no ensino superior, com destaque para os contextos dos alunos, do corpo docente, institucional e social regional.

Palabras clave : conhecimento profissional; desenvolvimento profissional; docência na universidade; formação de formadores de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )