SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28CONOCIMIENTO DE CONTEXTOS PROFESIONALES EN EL DESARROLLO DE FORMADORES DE FUTUROS DOCENTESREFLEXIONES SOBRE LA INCLUSIÓN DE LA CUESTIÓN DE GÉNERO Y DIVERSIDAD SEXUAL EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES INDÍGENAS EN LA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

BARRETO, André Valente de Barros  y  PELBART, Peter Pal. Educação para a potência ou a arte dos bons encontros: três ou quatro ideias sobre Espinosa e educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280032.  Epub 03-Mayo-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280032.

Partindo de algumas das ideias presentes na Ética, como o desejo enquanto essência humana, a teoria dos afetos e o paralelismo psicofísico, exploramos algumas possíveis relações entre a filosofia de Espinosa e a educação, com o objetivo de fazer do processo de ensino-aprendizagem uma experiência somato-afetiva emancipadora baseada nos bons encontros dos corpos-sujeitos com vistas à construção de um percurso ético tanto de discentes como de docentes.

Palabras clave : Espinosa; filosofia; educação; corpo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )