SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Conhecimento dos contextos profissionais no desenvolvimento de formadores de futuros professoresReflexões sobre a inclusão de questões de gênero e diversidade sexual na formação de docentes indígenas na Universidade Federal de Rondônia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

BARRETO, André Valente de Barros  e  PELBART, Peter Pal. Educação para a potência ou a arte dos bons encontros: três ou quatro ideias sobre Espinosa e educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280032.  Epub 03-Maio-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280032.

Partindo de algumas das ideias presentes na Ética, como o desejo enquanto essência humana, a teoria dos afetos e o paralelismo psicofísico, exploramos algumas possíveis relações entre a filosofia de Espinosa e a educação, com o objetivo de fazer do processo de ensino-aprendizagem uma experiência somato-afetiva emancipadora baseada nos bons encontros dos corpos-sujeitos com vistas à construção de um percurso ético tanto de discentes como de docentes.

Palavras-chave : Espinosa; filosofia; educação; corpo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )