SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28EDUCACIÓN PARA LA POTENCIA O EL ARTE DE LOS BUENOS ENCUENTROS: TRES O CUATRO IDEAS SOBRE ESPINOSA Y LA EDUCACIÓNLA ESCUELA BÁSICA Y LA CALIFICACIÓN DEL TRABAJO DE PROFESORES: DESAFÍOS Y PERSPECTIVAS DEL MAESTRO PROFESIONAL EN EDUCACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

MARTINI, Carma Maria  y  MAIO, Eliane Rose. Reflexões sobre a inclusão de questões de gênero e diversidade sexual na formação de docentes indígenas na Universidade Federal de Rondônia. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280034.  Epub 03-Mayo-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280034.

O texto apresenta a análise das percepções de estudantes indígenas da licenciatura em Educação Básica Intercultural da Universidade Federal de Rondônia sobre a inclusão da discussão de questões de gênero e diversidade sexual no curso. A pesquisa se fundamenta em autores(as) da área dos Estudos de Gênero e a abordagem metodológica adotada foi a pesquisa qualitativa. Compreendeu os(as) discentes matriculados(as) no segundo semestre de 2018, dos quais selecionamos uma amostra de 19 participantes. Para produzir os dados, utilizamos o questionário e a entrevista semiestruturada e, na análise, recorremos a estratégias da Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que a maioria dos(as) participantes considera que o curso pouco tem contribuído para capacitá-los(as) para lidar com questões de gênero e diversidade sexual na prática docente, tendo em vista que tais assuntos praticamente não são discutidos, e considera relevante incluí-los no currículo, com prévia consulta às comunidades indígenas.

Palabras clave : licenciatura intercultural; formação de docentes indígenas; questões de gênero; diversidade sexual.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )