Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X
Resumo
MARTINI, Carma Maria e MAIO, Eliane Rose. Reflexões sobre a inclusão de questões de gênero e diversidade sexual na formação de docentes indígenas na Universidade Federal de Rondônia. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280034. Epub 03-Maio-2023. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280034.
O texto apresenta a análise das percepções de estudantes indígenas da licenciatura em Educação Básica Intercultural da Universidade Federal de Rondônia sobre a inclusão da discussão de questões de gênero e diversidade sexual no curso. A pesquisa se fundamenta em autores(as) da área dos Estudos de Gênero e a abordagem metodológica adotada foi a pesquisa qualitativa. Compreendeu os(as) discentes matriculados(as) no segundo semestre de 2018, dos quais selecionamos uma amostra de 19 participantes. Para produzir os dados, utilizamos o questionário e a entrevista semiestruturada e, na análise, recorremos a estratégias da Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que a maioria dos(as) participantes considera que o curso pouco tem contribuído para capacitá-los(as) para lidar com questões de gênero e diversidade sexual na prática docente, tendo em vista que tais assuntos praticamente não são discutidos, e considera relevante incluí-los no currículo, com prévia consulta às comunidades indígenas.
Palavras-chave : licenciatura intercultural; formação de docentes indígenas; questões de gênero; diversidade sexual.