SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Reflections about the inclusion of gender and sexual diversity issues in indigenous teacher education at the Universidade Federal de RondôniaProject-based learning in professional and technological education as a proposal to forced remote learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

SOUSA, Maria do Carmo de  and  ZANON, Dulcimeire Aparecida Volante. A escola básica e a qualificação do trabalho de professores: desafios e perspectivas do mestrado profissional em Educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280046.  Epub May 23, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280046.

Neste artigo, apresentamos um debate sobre a formação continuada de professores na modalidade mestrado profissional e, para tanto, delineamos a seguinte questão: há mesmo o necessário clamor de conversa implicada entre a escola básica e a qualificação do trabalho de professores? Para respondê-la, utilizamos informações advindas de um programa de pós-graduação profissional em Educação. As reflexões podem ajudar a entender esse contexto formativo no que diz respeito aos desafios e às perspectivas que permeiam a qualificação do trabalho docente, o desenvolvimento profissional, as demandas de pesquisas desenvolvidas pelos professores da educação básica e a parceria entre universidade e escola.

Keywords : mestrado profissional; universidade; escola básica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )