SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28REFLEXIONES SOBRE LA INCLUSIÓN DE LA CUESTIÓN DE GÉNERO Y DIVERSIDAD SEXUAL EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES INDÍGENAS EN LA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIAEL APRENDIZAJE POR PROYECTOS EN LA EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA COMO PROPUESTA AL APRENDIZAJE REMOTO FORZADO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

SOUSA, Maria do Carmo de  y  ZANON, Dulcimeire Aparecida Volante. A escola básica e a qualificação do trabalho de professores: desafios e perspectivas do mestrado profissional em Educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280046.  Epub 23-Mayo-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280046.

Neste artigo, apresentamos um debate sobre a formação continuada de professores na modalidade mestrado profissional e, para tanto, delineamos a seguinte questão: há mesmo o necessário clamor de conversa implicada entre a escola básica e a qualificação do trabalho de professores? Para respondê-la, utilizamos informações advindas de um programa de pós-graduação profissional em Educação. As reflexões podem ajudar a entender esse contexto formativo no que diz respeito aos desafios e às perspectivas que permeiam a qualificação do trabalho docente, o desenvolvimento profissional, as demandas de pesquisas desenvolvidas pelos professores da educação básica e a parceria entre universidade e escola.

Palabras clave : mestrado profissional; universidade; escola básica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )