SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28The elementary school and teachers work qualification: challenges and perspectives of the professional master's program in EducationAdvantages and difficulties in the use of digital platforms and technologies by teachers and students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

CRESTANI, Carlos Eduardo  and  MACHADO, Márcio Bender. Aprendizagem baseada em projetos na educação profissional e tecnológica como proposta ao ensino remoto forçado. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280048.  Epub May 23, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280048.

A pandemia iniciada em 2020 foi desafiadora em muitas áreas, entre elas a educação, com a migração obrigatória para o ensino remoto. Este trabalho apresenta a migração de disciplinas da metodologia presencial tradicional para a aprendizagem baseada em projetos no ensino remoto forçado. Os conteúdos foram transformados em projetos, desenvolvidos em grupos orientados, com feedbacks detalhados, liberdade de organização, apresentação e avaliações em grupo e individual. A percepção geral foi de dificuldades iniciais, de adaptação, mas de desenvolvimento de competências como trabalho em grupo, apresentação de ideias, tomada de decisão, planejamento, organização e socialização, com desenvolvimento do pensamento crítico e criativo e comprometimento com o próprio aprendizado desde a seleção do nível e da quantidade de informações a explorar. O desenvolvimento de habilidades e maturidade para lidar com projetos e problemas mostra um caminho a avançar no uso de metodologias ativas.

Keywords : ABP; educação profissional e tecnológica; ensino médio; metodologias ativas; pandemia.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )