SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28LA ESCUELA BÁSICA Y LA CALIFICACIÓN DEL TRABAJO DE PROFESORES: DESAFÍOS Y PERSPECTIVAS DEL MAESTRO PROFESIONAL EN EDUCACIÓNVENTAJAS Y DIFICULTADES EN EL USO DE PLATAFORMAS Y TECNOLOGÍAS DIGITALES POR PROFESORES Y ALUMNOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

CRESTANI, Carlos Eduardo  y  MACHADO, Márcio Bender. Aprendizagem baseada em projetos na educação profissional e tecnológica como proposta ao ensino remoto forçado. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280048.  Epub 23-Mayo-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280048.

A pandemia iniciada em 2020 foi desafiadora em muitas áreas, entre elas a educação, com a migração obrigatória para o ensino remoto. Este trabalho apresenta a migração de disciplinas da metodologia presencial tradicional para a aprendizagem baseada em projetos no ensino remoto forçado. Os conteúdos foram transformados em projetos, desenvolvidos em grupos orientados, com feedbacks detalhados, liberdade de organização, apresentação e avaliações em grupo e individual. A percepção geral foi de dificuldades iniciais, de adaptação, mas de desenvolvimento de competências como trabalho em grupo, apresentação de ideias, tomada de decisão, planejamento, organização e socialização, com desenvolvimento do pensamento crítico e criativo e comprometimento com o próprio aprendizado desde a seleção do nível e da quantidade de informações a explorar. O desenvolvimento de habilidades e maturidade para lidar com projetos e problemas mostra um caminho a avançar no uso de metodologias ativas.

Palabras clave : ABP; educação profissional e tecnológica; ensino médio; metodologias ativas; pandemia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )