SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Project-based learning in professional and technological education as a proposal to forced remote learningYouth as a viewpoint of social phenomena and the reform of high school — what do you see when you look from another place? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

FIALHO, Isabel; CID, Marília  and  COPPI, Marcelo. Vantagens e dificuldades na utilização de plataformas e tecnologias digitais por professores e alunos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280050.  Epub May 23, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280050.

O estudo analisa as vantagens e as dificuldades encontradas por professores e alunos quanto ao uso de uma seleção de nove plataformas e tecnologias digitais em atividades escolares e verifica se a situação decorrente da quarentena devida à covid-19 gerou outros problemas no uso dessas plataformas e tecnologias digitais. Foram aplicados questionários a 105 alunos e 45 professores de cinco agrupamentos de escolas de Portugal. Os resultados revelaram que professores e alunos concordaram com as vantagens e os contributos da utilização das plataformas e tecnologias digitais. Quanto às dificuldades, os professores assinalaram que a obsolescência e a insuficiência do parque informático e o acesso à internet apresentaram-se como os principais problemas encontrados ao utilizar as plataformas e tecnologias digitais. Já os alunos indicaram como principal dificuldade o acesso à internet. Durante a pandemia, os professores relataram dificuldades mais associadas aos aspetos sociais, pedagógicos e técnicos, enquanto os alunos relacionaram-nas mais com questões pessoais.

Keywords : professores; alunos; plataformas digitais; tecnologias digitais; covid-19.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )