SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28EL APRENDIZAJE POR PROYECTOS EN LA EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA COMO PROPUESTA AL APRENDIZAJE REMOTO FORZADOLA JUVENTUD COMO PUNTO DE VISTA DE LOS FENÓMENOS SOCIALES Y LA REFORMA DE LA ENSEÑANZA MEDIA — ¿QUÉ VES CUANDO MIRAS DESDE OTRO LUGAR? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

FIALHO, Isabel; CID, Marília  y  COPPI, Marcelo. Vantagens e dificuldades na utilização de plataformas e tecnologias digitais por professores e alunos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280050.  Epub 23-Mayo-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280050.

O estudo analisa as vantagens e as dificuldades encontradas por professores e alunos quanto ao uso de uma seleção de nove plataformas e tecnologias digitais em atividades escolares e verifica se a situação decorrente da quarentena devida à covid-19 gerou outros problemas no uso dessas plataformas e tecnologias digitais. Foram aplicados questionários a 105 alunos e 45 professores de cinco agrupamentos de escolas de Portugal. Os resultados revelaram que professores e alunos concordaram com as vantagens e os contributos da utilização das plataformas e tecnologias digitais. Quanto às dificuldades, os professores assinalaram que a obsolescência e a insuficiência do parque informático e o acesso à internet apresentaram-se como os principais problemas encontrados ao utilizar as plataformas e tecnologias digitais. Já os alunos indicaram como principal dificuldade o acesso à internet. Durante a pandemia, os professores relataram dificuldades mais associadas aos aspetos sociais, pedagógicos e técnicos, enquanto os alunos relacionaram-nas mais com questões pessoais.

Palabras clave : professores; alunos; plataformas digitais; tecnologias digitais; covid-19.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )