SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Aprendizagem baseada em projetos na educação profissional e tecnológica como proposta ao ensino remoto forçadoJuventude como mirante dos fenômenos sociais e a reforma do ensino médio — o que se vê quando se olha de um outro lugar? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

FIALHO, Isabel; CID, Marília  e  COPPI, Marcelo. Vantagens e dificuldades na utilização de plataformas e tecnologias digitais por professores e alunos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280050.  Epub 23-Maio-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280050.

O estudo analisa as vantagens e as dificuldades encontradas por professores e alunos quanto ao uso de uma seleção de nove plataformas e tecnologias digitais em atividades escolares e verifica se a situação decorrente da quarentena devida à covid-19 gerou outros problemas no uso dessas plataformas e tecnologias digitais. Foram aplicados questionários a 105 alunos e 45 professores de cinco agrupamentos de escolas de Portugal. Os resultados revelaram que professores e alunos concordaram com as vantagens e os contributos da utilização das plataformas e tecnologias digitais. Quanto às dificuldades, os professores assinalaram que a obsolescência e a insuficiência do parque informático e o acesso à internet apresentaram-se como os principais problemas encontrados ao utilizar as plataformas e tecnologias digitais. Já os alunos indicaram como principal dificuldade o acesso à internet. Durante a pandemia, os professores relataram dificuldades mais associadas aos aspetos sociais, pedagógicos e técnicos, enquanto os alunos relacionaram-nas mais com questões pessoais.

Palavras-chave : professores; alunos; plataformas digitais; tecnologias digitais; covid-19.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )