SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Juventude como mirante dos fenômenos sociais e a reforma do ensino médio — o que se vê quando se olha de um outro lugar?Atuação docente no ensino superior: facilidades, dificuldades e perspectivas frente à covid-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

SILVESTRE, Bruno Modesto; FIGUEIREDO FILHO, Carolina Barbosa Gomes  e  SILVA, Dirceu Santos. Trabalho docente e ensino remoto emergencial: extensão da jornada de trabalho e expropriação do tempo livre. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280054.  Epub 23-Maio-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280054.

O objetivo foi investigar os efeitos do trabalho remoto, em decorrência da pandemia da covid-19, sobre a jornada de trabalho e o tempo livre de professores que atuam na rede pública de educação do estado de São Paulo. Mediante uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, realizaram-se entrevistas e questionários com professores. A análise foi inspirada no referencial teórico marxista sobre os processos de trabalho, educação, tempo e tecnologia no modo de produção capitalista. Os resultados indicam que a pandemia impactou as condições de trabalho docente da rede pública de educação de São Paulo e aprofundou tendências em curso, como a precarização, o gerencialismo, o prolongamento da jornada e o uso das tecnologias da informação e comunicação como mecanismo de controle do tempo e do trabalho dos professores. O ensino remoto remodelou a dinâmica pedagógica e conferiu novos contornos à jornada, com avanços do tempo de trabalho sobre o tempo livre.

Palavras-chave : política educacional; educação básica; pandemia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )