SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28HETEROGENEOUS TRANSLATIONS OF SCHOOL CLIMATE POLICIES IN CHILETEACHERS’ CONCEPTIONS AND PRACTICES OF TEACHING AND LEARNING: DEVELOPMENT OF FOUR RELEVANT THEORETICAL AND EMPIRICAL DIMENSIONS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

BORGES, Clayton Cesar de Oliveira  and  NEIRA, Marcos Garcia. Relatar a si mesmo: fragmentos da constituição de subjetividades aletúrgicas no campo educacional. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280062.  Epub July 12, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280062.

O presente artigo devota-se a examinar as relações entre sujeito e verdade mediadas por tecnologias pedagógicas de governo do eu. Na esteira de tal horizonte e adotando o gesto arquivístico e a atitude crítica foucaultiana como leitmotiv analítico, delineiam-se inicialmente alguns traços histórico-discursivos da constituição de registros das ações didáticas na esfera educacional. Em seguida, tomando como fio condutor a noção de aleturgia — desenvolvida por Foucault no curso Do governo dos vivos — e a partir da analítica de relatos de experiências didáticas de uma pedagogia do presente em particular, busca-se sustentar a ideia de que os sujeitos docentes afiliados à pedagogia em pauta estão vinculados a uma forma aletúrgica, tornando-se governáveis precisamente em função desse engajamento com a verdade, legitimando-a em si mesmos e por si mesmos.

Keywords : verdade e subjetividade; registros das ações didáticas; relato de si; aleturgia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )