SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28NARRATING ONESELF: FRAGMENTS OF THE CONSTITUITION OF ALETURGICAL SUBJECTIVITIES IN THE EDUCATIONAL FIELDCHALLENGES OF EDUCATIONAL POLICIES WITH OPEN ACCESS IN THE NATIONAL UNIVERSITIES OF VENEZUELA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

FERREIRA, Marco Paulo Maia. Conceções e práticas de ensino-aprendizagem: desenvolvimento de quatro dimensões com relevância teórica e empírica. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280065.  Epub July 12, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280065.

Em Portugal, não existem instrumentos com qualidades métricas confirmadas que relacionem as conceções de ensino-aprendizagem com as práticas pedagógicas. Nesse sentido, elaborou-se um questionário sobre conceções e práticas de ensino-aprendizagem. A validade de conteúdo foi efetuada por dez peritos e o questionário foi aplicado a 294 professores dos ensinos básico e secundário com variáveis demográficas diversificadas. A fiabilidade foi confirmada pela consistência interna e estabilidade temporal (teste-reteste), e uma análise fatorial exploratória revelou quatro fatores/dimensões que explicam 54,4% da variância total. As quatro dimensões enfatizam dois tipos de conceção de ensino-aprendizagem, uma mais compreensiva e colaborativa e outra mais sistemática e convencional; e dois tipos de práticas pedagógicas, uma mais inclusiva e outra mais conservadora. A relação entre conceções e práticas de ensino-aprendizagem destacada pelo questionário pode contribuir para ajustar processos de formação dos professores.

Keywords : conceções de ensino-aprendizagem; práticas pedagógicas; validade de conteúdo; análise fatorial; formação de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )